quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PROJETO “PACATUBA HISTÓRIA E MEMÓRIA” REALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA CIDADE

Casarão João Pinto - 1854A cidade de Pacatuba, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza é detentora de um rico conjunto arquitetônico colonial que por conta da especulação comercial e da falta do cuidado com o patrimônio histórico, vem sofrendo ações que já fizeram com que algumas edificações fossem transformadas e até demolidas. Visando sensibilizar o poder público e a população para a importância da preservação, salvaguarda e tombamento destas edificações coloniais, foi criado o projeto “Pacatuba História e Memória”, que acontecerá na próxima sexta-feira, 21, a partir das 19h, na Praça  Henrique Gonçalves da Justa, com a realização de uma grande exposição a céu aberto de diversos registros fotográficos, em grande formato. O projeto tem a curadoria da artista visual pernambucana Maíra Ortins.

Até o presente momento, Pacatuba ainda não possui uma política de tombamento, o que fragiliza a preservação e manutenção da identidade arquitetônica da cidade. Para além de um evento que visa a realização de uma exposição, o projeto tem foco na educação patrimonial nas escolas de Pacatuba. Para tanto serão distribuídos materiais didáticos contanto a história do lugar a partir de registros oficiais e recolhimento da memória de alguns moradores. A exposição será, posteriormente, levada às escolas públicas com o objetivo de disseminar a ideia de uma cidade cuja memória possa ser respeitada e preservada.

Casa da baronesa, imóvel mais antigo do município -1792Pacatuba História e Memória – Educação Patrimonial Nas Escolas do Município de Pacatuba-Ceará” estabelece um novo desafio para as organizações (escolas), atuando com investimentos nos jovens, com ações que buscam fortalecer a identidade cultural local e promover possibilidades de novos pesquisadores movidos por um novo olhar sobre o universo cultural do município. Posto isso, o objetivo central deste projeto é programar uma política para alinhar-se a articulação entre a sociedade civil e Prefeitura, conforme legislação, através da contribuição, com sua experiência no trabalho com a formação de jovens, com uma visão comprometida com a educação com qualidade social e a democratização e gestão dos recursos públicos reservados para a educação pública, possibilitando a garantia do direito à educação de forma mais ampla, com acompanhamento e avaliação da sociedade, tendo em vista a preservação da cultura do município.

O projeto Pacatuba História e Memória tem o apoio da Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Pacatuba. Patrocínio: Editora FTD, Universidade Aberta do Brasil e Instituto Prominas. Realização: SOARTE - Sociedade Artística.

Casa amarela, hoje pertence a prefeitura - sec. XIX PROGRAMAÇÃO

Abertura - 19h

Visitas à exposição - 19h30

Atração Cultural - 21h

Lauro Jaia e  convidados.

Gilvan Gomes e banda.

Serviço

Pacatuba História e Memória

Dia 21 de agosto

Das 19h às 23h

Informações: (085) 9.9703-2912

0 comentários


EmoticonEmoticon

Proxima Proxima
Anterior Anterior